Os Princípios Básicos de Roseli Franchi



15 Teresa Arcq, reuniu cerca do 100 produções do 15 artistas (ARCQ, 2015). As produções expostas nesta mostra se vinculam veementemente utilizando o Surrealismo enquanto proposta política e esté especialmentetica. Apropriando-se da ressignificaçãeste que Frida fez a algumas cores, atribuindo a elas outros nomes, a marca Arezzo trouxe no seu catálogo nomenclaturas de cores sugeridas por Frida em seu diário. De modo a tal análise, elencamos a linha do sandálias do salto por Viva la Vida (2015) para observar a convergência entre as cores da coleçãeste e a pintura Viva la Vida (1954). Intitulada sandália flor, a linha por sandálias por salto Cafifa da coleçãeste da Arezzo está disponível em dez cores: azul amor, pera espinhosa, sol, boa luz, sangre, ouro, pelle, prata, off-white e negro. Em sua maioria, esses nomes, correspondem aos nomes que Frida atribuía às cores qual utilizava em AS SUAS pinturas. Tendo em Aspecto ESTES escritos da artista A respeito de cores, a marca se utiliza do tais nomes de modo a consumir a estética e o ícone por Frida, vendendo e divulgando a coleção simultaneamente à exposiçãeste das artistas mexicanas.

Aos 14 anos já tinha aulas usando seu principal mestre, Paulinho Nogueira, que este introduziu pelo sinal do violãeste qual compreende a descoberta da passagem do acompanhamento de modo a este solo.

Pelo ano do 2005, este Projeto Bossa Nova foi lançado pelo País do futebol, no Japãeste, na França e em Miami, atravé especialmentes da distribuição da Emi Music Brasil. Um outro projeto musical foi concluído por Toquinho no primeiro semestre de 2005, intitulado “Passatempo”, produzido através empresária Lilia Cabral. Apaixonada por música, entre outros projetos culturais qual apoiou, Lilia abraçou utilizando entusiasmo a proposta da Circuito Musical por registrar em CD as primeiras referências e emoções musicais de que Toquinho ouvia em sua própria infância e qual até Este momento cantarola e toca entre amigos. Esse CD, veiculado antes em circuito restrito, foi lançado pelo ano por 2006 juntamente usando um DVD: uma visita aos velhos tempos, usando imagens da infância do artista, trechos do gravações antigas interligando-se usando fonogramas atuais. Uma das atividades Muito mais prazerosas por Toquinho é aquela praticada nos palcos, quando se apresenta só com seu violão ou acompanhado do sua banda. Dentre os muitos shows realizados no Brasil, em 2006, destacam-se alguns: este que reuniu Arthur Moreira Lima e Miúcha, em Vitória, no Espírito Santo; aquele apresentado para as crianças da Fundação Bradesco; e os qual marcaram duas reinaugurações do teatros: do Teatro Paiol, em Curitiba – famoso pelos seus shows utilizando Vinicius e Marília Medalha, em 1971; e do Teatro Coliseu, do Santos.

As cores influenciam este ser humano, e seus efeitos, tanto de feição fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando alegria ou tristeza, exaltaçãeste ou depressão, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, ordem ou desordem etc. As cores podem possibilitar produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais do Enorme importância, porque cada uma delas tem uma vibraçãeste determinada em nossos sentidos e pode atuar tais como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos. (FARINA; PEREZ EBASTOS, 2011, p. 2). Considerando qual o ensino de Feição é responsável por proporcionar aprendizados e problematizar ESTES elementos de que formam uma imagem, entendemos qual o estudo da cor é imprescindível para este conhecimento efetivo em Jeito, uma vez de que em toda expressãeste visual a cor pode significar e ser significada pelos sujeitos. Utilizando isso, faz-se necessário investigar a cor conteúdo qual integra as composições visuais e este currículo escolar como forma por possibilitar subsídios de modo a ler o mundo visualmente. 179

Entendendo a arte como essência da vida, do padrinho musical Toquinho transformou-se em parceiro do Projeto Guri, tendo gravado em 2002 este CD Herdeiros do futuro com treze canções de seu repertório de que revelam este mistfoirio, a fantasia e as descobertas do universo infantil, contando, em cada faixa do disco, utilizando a participaçãeste por jovens integrantes DE orquestras formadas nas unidades por Indaiatuba e Mazzaropi e mais vinte componentes do Coral de Osasco. Esse CD foi lançado em dezembro de 2002, num emocionante espetáculo realizado na Sala Sãeste Paulo. Isento dúvida, uma homenagem aos de que acreditam na transformaçãeste através Feitio e sonham usando um mundo melhor.

Pelo segundo plano destacamos qual há duas metades de uma Enorme melancia, uma usando a polpa exposta para o/a observador/a, usando a predominância DE cores vermelho, coral e carmim, usando sementes pretas e veios claros; e a outra facetada com quinas pontudas em que se destacam a casca Verdejante e os ângulos agudos formados pelo corte. Já pelo terceiro plano, ao centro da obra e atrás das duas metades maiores, percebemos a presença por uma grande melancia inteira, em MANEIRA do uma circunferência irregular e central, com a casca lustrosa e Verdejante escuro, sem as manchas mescladas de que caracterizam a fruta. Atrás, no quarto plano, observamos outras 3 melancias: a primeira, à esquerda, redonda usando a casca Muito mais clara e mesclada usando tons do verde claro amarelado; a segunda, ao meio, representada por uma fatia pontiaguda na vertical; e a terceira, à direita, uma melancia Ainda mais estreita, com 182

Este espetáculo é uma síntese da trajetória desses artistas, interpretando canções que este público aprendeu a gostar e a cantar junto. Ressaltando homenagens a Vinicius por Moraes, primário parceiro de Toquinho durante 10 anos; e a Chico Buarque, de que já chegou a considerar-se o “MPB-5”, pois este grupo foi seu acompanhante oficial em uma dé especialmentecada, gravando Muito mais do 30 canções suas em todos esses anos. Em 2008, a parceria prosseguiu, utilizando shows por todo o País do futebol, agradando cada vez Muito mais ao público, usando enorme sucesso. A fórmula estava emplacando e a chance de gravarem 1 manejorefregatráfego juntos virou realidade. Utilizando o interesse da gravadora Biscoito Fino, e a produçãeste executiva da Circuito Musical, foram realizados pelo Teatro FECAP, em São Paulo, os shows que geraram a gravação do CD e do DVD ao vivo Toquinho e MPB4 – quarenta Anos por Música.

Composta por uma estampa floral e dez variações de cores azul, rosa, amarelo, verde, vermelho, dourado, marrom, prata, branco e preto tal linha do calçados e bolsas reflete este qual comumente é tendência pelo verão, saiba como estampa floral e cores quentes e vibrantes (Fig. 3). Figura 3- Artefatos que integram Viva la Vida (2015) na cor vermelha. Fonte: Imagens da internet, Tal coleçãeste foi lançada através marca em 2015, concomitantemente à exposição Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas mexicanas (2015), de que ocorreu pelo Instituto Tomie Ohtake em Sãeste Paulo, pelo período do 27 de setembro do 2015 a 10 de janeiro de Essa exposiçãeste apresentou a produção artística por 1 grupo por mulheres mexicanas e estrangeiras vinculadas ao surrealismo, tendo como figura central a artista Frida Kahlo. A mostra, organizada sob a curadoria da pesquisadora e historiadora da Jeito 183

seis 2º- Modificar a concepçãeste de escola confira enquanto lugar entediante. Desenvolver condições e motivos de modo a pensá-la como 1 lugar agradável, apaixonante e passível por bem-manter-se, prazeres e satisfações. 3º- Readequar o processo avaliativo colocando-este a serviçeste da aprendizagem e nãeste da reprodutibilidade. 4º- Ensinar a partir por um ato performativo, pelo qual professores/as e alunos/as possam se conectar, reciprocamente. Fonte: elaboração nossa, Coletivamente, tais desafios, elaborados utilizando base nas premissas do Estudo da Cultura Visual, propõem-se a imaginar uma nova narrativa para a educaçãeste escolar. Assim sendo, o Estudo da Cultura Visual parte da discussãeste sobre as imagens e visualidades qual preenchem e produzem este cotidiano contemporâneo, configurando-se tais como um fundamento de modo a a elaboração por uma nova narrativa de modo a este ensino do Feição. O Estudo da Cultura Visual é tomado saiba como um campo do investigaçãeste trans ou antidisciplinar, qual procura subverter a objetividade e hegemonia da cultura erudita e se valer do fragmentos de que podem possibilitar vir a significar e desestabilizar este saber já sistematizado institucionalmente. Como trama teórico-metodológica, este Estudo da Cultura Visual teve destaque pelo final da dfoicada do 1980 em 1 ambiente onde convergiam diferentes áreas do saber saiba como a História da Arte, Linguística e os Estudos Culturais, como destaca João Paulo Baliscei (2014).

20 Por fim, destacando a produção artística e cultural por Frida Kahlo saiba como eventualidade do ressignificações por sentidos na contemporaneidade, uma vez de que, como demonstramos, o repertório da artista está relacionado utilizando os elementos a tua volta, saiba como acontece utilizando outros/as artistas e com ESTES processos do criaçãeste, característicos da produçãeste em Feitio. Elementos visuais e igualmente emocionais, qual numa junçãeste - contendo a eficácia e excelência té especialmentecnica - fazem suas obras serem originais. Utilizando isso, este fato de a artista compor vitrines em ruas e shoppings acarreta visualizações A respeito de o artístico diferentes das de que comumente aparecem em materiais por caráter intencionalmente educacional. Por isso consideramos qual não só a produção e a figura do Frida, porém a por outros/as artistas e períodos da história da Feitio podem possibilitar manter-se dispersos em vários elementos da minha e sua cultura, explicita ou implicitamente, será facultado ser analisados e lidos, especialmente nas ofertas de ensino por Feição, numa perspectiva de que provoque e suscite múltiplas interpretações e leituras, favorecendo Assim sendo, a reflexão A respeito de a produçãeste por subjetividades e identidades Destes e pelos sujeitos. NOTAS * Maria Eduarda Carrenho Fabrin é graduada em Artes Visuais através Universidade Estadual por Maringá UEM. ** Joãeste Paulo Baliscei é professor do curso por Artes Visuais da Universidade Estadual do Maringá (UEM) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçãeste da referida instituiçãeste, bolsista da Capes/Programa Doutorado Sanduíche pelo Exterior - Processo nº / .

16 nas sandálias da marca Arezzo, destacam-se as cores vermelho, verde, amarelo, marrom e azul. Na pintura, o vermelho se destaca por sua própria vivacidade. Dependendo de registros pelo diário do Frida Kahlo, tal cor era utilizada por ela em associação ao sangue e à fertilidade (KAHLO, 1994). Nesse contexto, este vermelho incide tanto na questão visceral, quanto na da própria fruta retratada em algum momento usando polpa avermelhada. Historicamente, este vermelho possui sido relacionado a movimentos políticos. A força, calor e vivacidade da cor são associados à guerra, sangue, perigo e fogo. Na coleçãeste de sandálias vemos que a cor vermelha é intitulada através marca do precisamente modo como a artista sentia/pensava tal cor, chamando-a do sangre. Do acordo usando a socióloga e psicóloga Eva Heller (2014), os significados do vermelho remetem aos elementos fortemente utilizados em rituais durante a Antiguidade, e em outros períodos como Idade Média. Sangue e fogo, por exemplo, estiveram presentes em diversas culturas e, até Este momento, fortalecem a associaçãeste da cor usando o perigo, a guerra e a vitalidade. Nas palavras de Heller, [.

3 A educação escolar entre gaiolas e asas Há escolas de que sãeste gaiolas e há escolas de que sãeste asas. (Rubem Alves, 2002). A epígrafe elencada de modo a iniciar esta seçãeste, fragmento do texto Gaiolas ou Asas? (ALVES, 2002), nos convida a refletir sobre a funçãeste social Destes espaçESTES escolares. A partir desse excerto metafórico, este escritor, teólogo e educador brasileiro Rubem Azevedo Alves ( ) problematiza este que aconteceu e vem acontecendo com os espaçESTES escolares onde passamos parte significativa por nossas vidas. Nessa linguagem pofoitica em que ESTES pássaros sãeste análogos às crianças, o autor aponta qual Andam escolas de que, tais como gaiolas, prendem seus pássaros a fim por limitar ou inibir seus voos. Com isso, tais escolas acabam por valorizar e reproduzir ações té especialmentecnico-profissionais e deixam de ensinar/encorajar voos qual proporcionem descobertas. Ainda nessa metáfora, este autor argumenta de que, apesar do existirem escolas qual sãeste gaiolas, Andam também escolas qual são asas, onde ESTES pássaros podem vir a voar encorajados a assumir multiplos MODOS por voos em o percurso educacional 1.

A primeira característica de modo a a construçãeste desta nova narrativa está relacionada utilizando a desnaturalização do qual já está estabelecido saiba como dogma na educação. Este autor aponta de que é importante reconstruir o cerne das práticas educativas, modificando-as e substituindo-as dependendo de as necessidades e os propósitos da educaçãeste escolar. O segundo ponto diz respeito à hipotese por a escola ser um lugar apaixonante e nãeste entediante. A proposta do uma nova narrativa, desvencilhada das metanarrativas atualmente predominantes, supõe qual este espaço do aprendizagem poderia ser [...] de prazer, onde vale a pena manter-se, porque nele somos desafiados, confrontados e questionados [...], permitindo percorrer o sinal da flexibilidade, da surpresa e do perigo. (HERNÁNDEZ, 2007, p. 15). Frente à premissa do de que a escola pode ser um espaço apaixonante, perguntamo-nos se ESTES sujeitos aprendizes tanto aluno/as quanto professores/as - sentem prazer e satisfação pelo lugar que frequentam dia-a-POR DIA. Se medidas simples e cabíveis fossem acrescentadas à rotina escolar, talvez, o prazer em manter-se em sala por aula passaria a ser Ainda mais recorrente de modo a ambos e não algo eventual. Providências saiba como: organizar a turma em círculo para que 173

O ano por 2004 assinala também na carreira do Toquinho a consecução do um projeto grandioso intitulado “A Bossa Nova não possui tempo nunca idade”

7 sentido para os/as alunos/as. Pensar o/a professor/a enquanto catador/a - como sugere este título do livro do Hernández (2007) - tais como indivíduo qual recolhe este excedente e (se) utiliza dele de modo a ressignificaçãeste e apropriação, contribui para a transformaçãeste e a subversão dos discursos naturalizados pela e na escola. De modo a o autor, vinculado às ofertas do Estudo da Cultura Visual, o/a professor/a pode selecionar, ou melhor, catar fragmentos visuais esquecidos, inusitados e ver publicação até exatamente desvalorizados pelo contexto educacional, tais como clipes musicais, catálogos de moda, imagens publicitárias e outras visualidades cotidianas. Interessados pelo Estudo da Cultura Visual, pensamos este ensino por Jeito numa concepção em de que se preze a subjetividade dos/as aprendizes, levando em consideraçãeste a criticidade e os discursos qual interpelam(-nos) por meio DE imagens tanto da Jeito dita tais como erudita, quanto da Feitio popular pertencente à cultura Destes/as alunos/as. É importante destacar qual, quando mencionamos cultura popular, remetemo-nos às produções disseminadas em larga escala, mesmo que em espaçESTES físicos ou em midiáticos. Concordamos utilizando Susana Rangel Vieira da Cunha em qual, quando se fala a partir do Estudo da Cultura Visual entende-se qual [.

Desse modo, o interesse e a escolha da artista mexicana Frida Kahlo ( ) de modo a imaginar parte do corpus por análise deste artigo vãeste ao encontro da exploração Destes incômodos sociais e acadêmicos concernentes à figura feminina na história da pintura, utilizando ênfase na cultura latino-americana, esquivando-se, assim, do modo convencional por se discutir A cerca de Feição e artistas. Pensar e estudar a vida e a obra por Frida Kahlo implica, nessa abordagem do Estudo da Cultura Visual, valorizar a dama enquanto sujeito de que produz cultura, e nãeste unicamente a consome, tais como dá visibilidade a uma produção de que possui este cerne na cultura local e na relação entre conhecimento e sentimento humano 3. Apesar por Frida Kahlo ter falecido há Muito mais do sessenta anos, sua vida foi e ainda é abordada por pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas (ARAS, 2000; PRADO, 2003; VASCONSELLOS, 2005; SOUSA, 2011; HAGHENBECK, 2011; LEVINZON, 2009; KETTENMANN, 2001; ALVES, 2015), sendo considerada a artista mexicana de maior reconhecimento 180

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *